Fale Conosco

Enviando...

GRUPAMENTOS ESPECIAIS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

 

GRUPO DE OPERAÇÕES COM CÃES (GOC)

Formado por Guardas treinados e 4 cães, os servidores receberam treinamento especializado para atuar como socorristas e resgatistas, em situação de desastres como: deslizamento de terra, alagamentos e desmoronamento de casas. O efetivo recebeu curso de aperfeiçoamento para a prática diária das atividades desenvolvidas nas ruas da cidade de Salvador, e, recentemente, concluíram especialização no Curso de Resgate, Salvamento, Busca e Treinamento com Cães de Faro.

 

GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS (GOE)

O grupo possui dezena de membros entre homens e mulheres com diversos treinamentos. Os Guardas desenvolveram as seguintes atividades: Educação Física; Ordem Unida; Krav Magá e Kapap; Doutrina Operacional, Abordagem a Veículos, Abordagem a Pessoas, Controle de Distúrbio Civil; Gerenciamento de Crise, Segurança de Bens, Serviços e Instalações, Orientação sobre Armamento, Rádio Comunicação, Defesa Civil, Policiamento em Eventos, Uso Legal da Força e Segurança de Autoridades. 

Formado para atuar em situações de perturbação da ordem, o GOE conta com agentes preparados para manter o funcionamento dos órgãos e preservação do patrimônio público, além de desempenhar operações especiais e específicas designadas pelo comando da Guarda Municipal do Salvador.

 

GRUPAMENTO DE RONDAS DA CAPITAL (RONDAC)

Criado para cobrir serviços de emergência, executar ordens de serviços, realizar rondas preventivas, escoltas, além de servir de pronto atendimento da Guarda Municipal de Salvador em situações de crise ou anormalidade. O Rondac conta com viaturas que garantem a eficiência dos seus serviços, além de proporcionar maior mobilidade nas ruas da cidade. As viaturas, são dirigidas por agentes gabaritados na condução de veículos de emergência, e atendem a inúmeros chamados da população, tomando as devidas providências para que as ocorrências sejam sanadas o mais rápido possível. 

 

GRUPAMENTO ESPECIAL DE MOTOCICLISTA (GEM) 

Criado para atender as demandas que exigem grande mobilidade, o Grupamento Especial de Motociclista conta com membros treinados e que realizam capacitação continua. O GEM já atuou realizando diversas escoltas, inclusive em parceria com as Forças Armadas.

GRUPO DE APOIO AO TURISTA (GAT)

Em formação desde agosto de 2011, os servidores desempenham importante papel no atendimento a milhares de pessoas que visitam locais turísticos, com foco no Centro Histórico de Salvador, principalmente na alta estação. São guardas que passaram, ao longo de dois anos, por uma formação de 360 horas. Os GCM’s receberam a Certificação do 1º módulo – Estudo da Língua Estrangeira, referente ao Curso de Formação, realizado através da parceria entre a Susprev e o Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (SIMM). 

Além do curso de inglês, os agentes tiveram módulos de Língua Espanhola; Ética; Estudo do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade (foco no Pelourinho) e dos Pontos Turísticos da Cidade (cinco pontos mágicos e Itapuã); Noções de História e Geografia do Brasil e do Mundo (ênfase em Salvador); Introdução ao Estudo do Turismo; Antropologia e Psicologia aplicadas ao Turismo; Estudo da Lei 01/91, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Legislação Turística; Direitos Humanos e Política da Paz; Noções de Relações Públicas, Relações Internacionais e Diplomacia; Técnicas de Negociação e Resolução de Conflitos; Noções de Escolta e Acompanhamento de Autoridades; Noções de Defesa Pessoal e Uso Progressivo da Força; e Primeiros Socorros.

 

GRUPO ESPECIAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (GEPA)

Inicialmente foram preparados 30 agentes com a realização em junho/2012 do Curso de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, realizado em parceira com a Universidade Livre das Dunas, visando os grandes eventos esportivos na cidade. Com a preparação dos profissionais de segurança pública municipal e estadual para as Copas da Confederação (2013) e do Mundo (2014), o curso, com carga horária total de 48 horas, trouxe amplo conteúdo para agentes da GCMS e também da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa- PMBA), ao abordar temas como Ecologia; Biomas Brasileiros, Baianos e Soteropolitanos; e Legislação Ambiental.

Hoje, com um efetivo de 51 GCM’s, a Guarda Civil Municipal do Salvador está preparada para desenvolver ações de preservação ambiental, com agentes gabaritados para fomentar o desenvolvimento sustentável através de ações de prevenção às diversas formas de violência contra o meio ambiente.